TRT da 3ª Região concede adicional de periculosidade a trabalhador que utilizava motocicleta em suas atividades

O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região reconheceu o direito ao adicional de periculosidade a um trabalhador que utilizava motocicleta em suas atividades diárias.

No caso analisado pela 8ª turma, ficou comprovado que o supervisor operacional de uma empresa de mão de obra temporária fazia uso constante de motocicleta para se deslocar, ficando exposto aos riscos do trânsito.

Com base nesse cenário, o colegiado, acompanhando o voto do desembargador Sérgio Oliveira de Alencar, reformou a sentença anterior e condenou a ex-empregadora ao pagamento do adicional de periculosidade. A decisão baseou-se no item 1 do Anexo 5 da NR-16, que classifica como perigosa a atividade de deslocamento em vias públicas com o uso de motocicleta ou motoneta.

De acordo com o autor, as provas demonstraram que ele utilizava a motocicleta diariamente para visitar cerca de 15 unidades de saúde, realizando entregas e coletas de documentos, prestando assistência aos trabalhadores e retornando à base em Belo Horizonte e Região Metropolitana.

O relator destacou que o trabalhador tem direito ao adicional, explicando que a condução de motocicletas foi reconhecida como atividade perigosa com a inclusão do parágrafo 4º ao artigo 193 da CLT, pela lei 12.997, de 10 de abril de 2014. No entanto, essa norma só passou a gerar efeitos financeiros após ser incorporada pela portaria MTE 1.565, no Anexo 5 da NR-16. O artigo 193 da CLT determina que atividades perigosas são aquelas regulamentadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, conforme o artigo 196 da CLT.

Compartilhe esse artigo

Precisa de Assistência Jurídica?

Entre em contato conosco para discutir como podemos auxiliar você. 

Últimos conteúdos

Jovens de Criciúma concluem programa de iniciação ao trabalho com apoio do TJSC

Um grupo de 23 adolescentes de Criciúma (SC), incluindo jovens atendidos pelo programa Novos Caminhos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), celebrou a formatura do Programa de Iniciação

noticia

Devolução de valores a consorciado desistente só ocorre após o fim do grupo, decide TJSC

A 1ª Câmara de Direito Comercial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) decidiu que a cláusula contratual que determina a devolução dos valores pagos por um consorciado desistente

noticia

Professores em SC podem contar tempo de contrato temporário para adicional por tempo de serviço

A Turma de Uniformização dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) decidiu que professores que trabalharam como temporários (ACTs) e depois foram efetivados no mesmo cargo

noticia

Justiça anula multa condominial e indeniza moradora por ação abusiva de síndico

Armário instalado em vaga de garagem foi o cerne da questão em Itajaí

noticia

Campanha Sinal Vermelho: Justiça Catarinense Intensifica Conscientização em Agosto Lilás

Programação oficial prevê ações em instituições de ensino e comarcas de todas as regiões

noticia

Nova lei simplifica outorgas de rádio e TV, mas Lula veta mudanças técnicas e de renovação

Emissoras de rádio e TV não precisam mais renovar as licenças técnicas a cada prorrogação de outorga

noticia

Loja esportiva é condenada por intolerância religiosa ao obrigar vendedor a esconder adereços de fé

Ele teve constrangido o direito ao uso de guias, colares típicos compostos de miçangas de cores diferentes e que representam seus entes protetores.

noticia

Brasil proíbe testes de cosméticos em animais

Nova legislação não modifica as regras sobre testes de medicamentos

noticia

Semana da Execução está com inscrições abertas até 31 de agosto

Evento nacional tem como objetivo principal garantir o pagamento de dívidas trabalhistas reconhecidas definitivamente em sentença judicial

noticia