Estagiário do TJSC cria HQ para conscientizar sobre a violência contra a mulher

Relatos reais de mulheres vítimas de violência foram transformados em histórias em quadrinhos por Allan da Costa Oliveira, estudante de Direito, estagiário no gabinete do desembargador Alex Santore.

A iniciativa, agora publicada na página da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid), tenta ampliar o debate sobre o tema e sensibilizar a sociedade para a necessidade de romper ciclos de agressão.

Batizado de Conscientiza Sociedade, o projeto surgiu a partir de uma disciplina universitária. Ao planejar a proposta, Allan escolheu não restringir o público-alvo, apostando em uma comunicação direta, sem sutilezas, capaz de atingir diferentes perfis de leitores.

“A proposta inicial era estimular a conscientização de homens jovens sobre esse tema tão delicado e relevante. No entanto, optei por não limitar o público, tornando o material acessível a todas as pessoas”, explica o autor.

A simplicidade nas linhas e na composição dos quadros tem esse objetivo e foi pensada para reforçar o impacto emocional das narrativas, garantindo que a mensagem fosse compreendida de maneira imediata. Com o uso do aplicativo Procreate, Allan ilustrou cada história, com traços em preto e branco e forte uso de luz e sombra.

O processo criativo se baseou em relatos de diferentes formas de violência — psicológica, sexual, entre outras. “Não queria apenas informar, mas também sensibilizar o público masculino, promovendo uma reflexão crítica sobre o papel de cada um na luta contra a violência de gênero”, ressalta.

A juíza Naiara Brancher, coordenadora adjunta da Cevid, destacou a importância de buscar novas formas de comunicação para enfrentar a violência de gênero. “Projetos como este ajudam a criar novas formas de diálogo e sensibilização, fundamentais para o enfrentamento desse grave problema social”, afirmou.

Fonte: TJ/SC

Compartilhe esse artigo

Precisa de Assistência Jurídica?

Entre em contato conosco para discutir como podemos auxiliar você. 

Últimos conteúdos

Justiça anula multa condominial e indeniza moradora por ação abusiva de síndico

Armário instalado em vaga de garagem foi o cerne da questão em Itajaí

noticia

Campanha Sinal Vermelho: Justiça Catarinense Intensifica Conscientização em Agosto Lilás

Programação oficial prevê ações em instituições de ensino e comarcas de todas as regiões

noticia

Nova lei simplifica outorgas de rádio e TV, mas Lula veta mudanças técnicas e de renovação

Emissoras de rádio e TV não precisam mais renovar as licenças técnicas a cada prorrogação de outorga

noticia

Loja esportiva é condenada por intolerância religiosa ao obrigar vendedor a esconder adereços de fé

Ele teve constrangido o direito ao uso de guias, colares típicos compostos de miçangas de cores diferentes e que representam seus entes protetores.

noticia

Brasil proíbe testes de cosméticos em animais

Nova legislação não modifica as regras sobre testes de medicamentos

noticia

Semana da Execução está com inscrições abertas até 31 de agosto

Evento nacional tem como objetivo principal garantir o pagamento de dívidas trabalhistas reconhecidas definitivamente em sentença judicial

noticia

STF suspende processos sobre lei ambiental de SC que limita proteção de florestas

Ministro Gilmar Mendes aponta insegurança jurídica e suspende decisões conflitantes até exame da constitucionalidade da norma

noticia

Filiação socioafetiva póstuma é reconhecida mesmo com retorno à família biológica, decide STJ

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que o reconhecimento da filiação socioafetiva póstuma é possível mesmo que o filho retorne à família biológica. Com

noticia

Golpe do “Falso Juiz” atinge cidadãos

O Serviço de Inteligência do Judiciário (SIJ) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) emitiu um alerta sobre o golpe do “falso juiz“, uma fraude que se

noticia