Ex-marido é condenado a pagar pensão alimentícia para cachorro após separação

Uma moradora de Conselheiro Lafaiete (MG) conquistou uma decisão judicial que obriga o ex-marido a pagar uma pensão alimentícia provisória de 30% do salário mínimo, totalizando R$ 423,60 mensais, para cobrir os cuidados de saúde de um cachorro que ambos criavam juntos. O valor será utilizado para o tratamento da insuficiência pancreática exócrina, uma condição que exige atenção especial ao animal.

A mulher explicou ao tribunal que, durante o casamento, o casal não teve filhos, mas adotaram o cachorro juntos. Atualmente, o animal está sob os cuidados dela, e a doença requer tratamentos específicos.

O juiz Espagner Wallysen Vaz Leite, da 1ª Vara Cível da Comarca de Conselheiro Lafaiete, entendeu que a relação estabelecida entre o casal e o cão se encaixa no conceito de “família multiespécie”, reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), que considera o vínculo afetivo entre humanos e seus animais de estimação.

“O conceito de família multiespécie vem ganhando espaço e gerando discussões que chegam aos tribunais. No caso em questão, nota-se que o animal possui afeto de ambas as partes”, declarou o juiz.

Para fundamentar seu pedido, a mulher apresentou provas como vídeos, fotos e documentos que indicam o ex-marido como cliente e proprietário do animal em exames veterinários.

O juiz determinou que o pagamento da pensão seja feito até o dia 10 de cada mês, e já marcou uma audiência de conciliação no Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania. Se as partes não chegarem a um acordo, o processo seguirá para julgamento final, conforme previsto no Código de Processo Civil.

Fonte: G1

Compartilhe esse artigo

Precisa de Assistência Jurídica?

Entre em contato conosco para discutir como podemos auxiliar você. 

Últimos conteúdos

STF tem maioria para rejeitar inclusão de empresa do mesmo grupo em condenação trabalhista

Julgamento foi suspenso pelo presidente para elaboração de uma proposta intermediária entre as posições divergentes

noticia

19 anos da Lei Maria da Penha: avanços e desafios no combate à violência em SC

Desafios no combate à violência contra a mulher marcam o Agosto Lilás e reforçam o papel do Judiciário catarinense

noticia

Amies aciona STF contra cursos de saúde ofertados por prefeituras fora de seus municípios

Entidade questiona ausência de supervisão federal e cobrança de mensalidades em instituições públicas municipais de ensino superior

noticia

Trabalhador é demitido por justa causa após publicar vídeos depreciativos sobre a empresa nas redes sociais

Em dezembro do ano passado, o operador foi dispensado por justa causa após divulgar, em seu perfil no Instagram, vídeos considerados inadequados pela empresa.

noticia

Empresas de RH não podem cobrar taxas de candidatos por vagas de emprego, decide TRT-RS

Decisão foi tomada em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-RS) contra empresa de recrutamento de pessoal que realizava a cobrança de candidatos a vagas de emprego.

noticia

Jovens de Criciúma concluem programa de iniciação ao trabalho com apoio do TJSC

Um grupo de 23 adolescentes de Criciúma (SC), incluindo jovens atendidos pelo programa Novos Caminhos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), celebrou a formatura do Programa de Iniciação

noticia

Devolução de valores a consorciado desistente só ocorre após o fim do grupo, decide TJSC

A 1ª Câmara de Direito Comercial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) decidiu que a cláusula contratual que determina a devolução dos valores pagos por um consorciado desistente

noticia

Professores em SC podem contar tempo de contrato temporário para adicional por tempo de serviço

A Turma de Uniformização dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) decidiu que professores que trabalharam como temporários (ACTs) e depois foram efetivados no mesmo cargo

noticia

Justiça anula multa condominial e indeniza moradora por ação abusiva de síndico

Armário instalado em vaga de garagem foi o cerne da questão em Itajaí

noticia