Professores em SC podem contar tempo de contrato temporário para adicional por tempo de serviço

A Turma de Uniformização dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) decidiu que professores que trabalharam como temporários (ACTs) e depois foram efetivados no mesmo cargo por concurso público têm o direito de contar esse tempo para o recebimento do adicional por tempo de serviço. A decisão foi tomada ao julgar um pedido de uniformização de interpretação de uma lei municipal de Palma Sola, no extremo oeste catarinense.

O Entendimento da Justiça

A controvérsia girava em torno da interpretação da lei municipal, que prevê o pagamento de um adicional a cada três anos de efetivo exercício no serviço público, mas não especifica o tipo de vínculo necessário para a contagem do tempo.

Para a maioria dos julgadores, o tempo trabalhado como professor temporário também se enquadra como “efetivo exercício”. O entendimento é que, uma vez que o servidor foi posteriormente nomeado por concurso para o cargo, o período temporário deve ser contabilizado.

Segundo a Turma de Uniformização, o Estatuto dos Servidores não faz distinção quanto ao regime jurídico para o reconhecimento do tempo de serviço. Com essa decisão, foi aprovado o seguinte enunciado, que servirá de orientação para casos semelhantes regidos pela mesma lei municipal:

“Os integrantes do magistério público do município que exerceram funções temporárias anteriormente à aprovação no concurso público fazem jus à contagem do respectivo tempo de serviço para fins de triênio.”

A decisão foi tomada por maioria de votos no Pedido de Uniformização de Interpretação de Lei n. 5002605-65.2022.8.24.0017/SC. Esse julgamento garante um importante direito para os professores de Santa Catarina, assegurando que o tempo de serviço prestado ao município, mesmo em caráter temporário, seja valorizado.

Fonte: TJ/SC

Compartilhe esse artigo

Precisa de Assistência Jurídica?

Entre em contato conosco para discutir como podemos auxiliar você. 

Últimos conteúdos

Jovens de Criciúma concluem programa de iniciação ao trabalho com apoio do TJSC

Um grupo de 23 adolescentes de Criciúma (SC), incluindo jovens atendidos pelo programa Novos Caminhos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), celebrou a formatura do Programa de Iniciação

noticia

Devolução de valores a consorciado desistente só ocorre após o fim do grupo, decide TJSC

A 1ª Câmara de Direito Comercial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) decidiu que a cláusula contratual que determina a devolução dos valores pagos por um consorciado desistente

noticia

Justiça anula multa condominial e indeniza moradora por ação abusiva de síndico

Armário instalado em vaga de garagem foi o cerne da questão em Itajaí

noticia

Campanha Sinal Vermelho: Justiça Catarinense Intensifica Conscientização em Agosto Lilás

Programação oficial prevê ações em instituições de ensino e comarcas de todas as regiões

noticia

Nova lei simplifica outorgas de rádio e TV, mas Lula veta mudanças técnicas e de renovação

Emissoras de rádio e TV não precisam mais renovar as licenças técnicas a cada prorrogação de outorga

noticia

Loja esportiva é condenada por intolerância religiosa ao obrigar vendedor a esconder adereços de fé

Ele teve constrangido o direito ao uso de guias, colares típicos compostos de miçangas de cores diferentes e que representam seus entes protetores.

noticia

Brasil proíbe testes de cosméticos em animais

Nova legislação não modifica as regras sobre testes de medicamentos

noticia

Semana da Execução está com inscrições abertas até 31 de agosto

Evento nacional tem como objetivo principal garantir o pagamento de dívidas trabalhistas reconhecidas definitivamente em sentença judicial

noticia

STF suspende processos sobre lei ambiental de SC que limita proteção de florestas

Ministro Gilmar Mendes aponta insegurança jurídica e suspende decisões conflitantes até exame da constitucionalidade da norma

noticia