TJSC dá 90 dias para município elaborar plano de atendimento fonoaudiológico 

A 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) determinou que um município do sul do Estado desenvolva, em até 90 dias, um plano de ação para oferecer atendimento fonoaudiológico na rede pública de saúde. A decisão reforça o direito constitucional à saúde e busca combater a longa espera enfrentada pelos pacientes.

Conforme os autos, a fila de espera para consultas fonoaudiológicas alcança 43 meses, uma média de 1.309 dias. Atualmente, 324 pessoas aguardam o primeiro atendimento, enquanto 913 já estão em acompanhamento.

O município argumentou que enfrenta dificuldades para contratar profissionais especializados devido à escassez na região e pediu mais tempo para cumprir a determinação. Contudo, o desembargador relator considerou que a demora caracteriza omissão da administração pública, e afirmou que tal conduta “compromete diretamente o direito constitucional à saúde”.

A sentença, que exigia a implementação imediata do serviço, foi parcialmente reformada para ajustar-se ao entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a intervenção judicial em políticas públicas. Assim, o plano a ser elaborado pelo município deverá ser submetido ao juízo de 1ª instância, com participação do Ministério Público, para eventuais ajustes que garantam sua eficácia.

A decisão prioriza o atendimento de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, ao reconhecer que esses grupos são os mais afetados pela carência do serviço. Também estabelece que o município apresente soluções viáveis e compatíveis com sua realidade, em conformidade com os princípios constitucionais de acesso universal e igualitário à saúde.

Fonte: TJSC

Compartilhe esse artigo

Precisa de Assistência Jurídica?

Entre em contato conosco para discutir como podemos auxiliar você. 

Últimos conteúdos

Justiça anula multa condominial e indeniza moradora por ação abusiva de síndico

Armário instalado em vaga de garagem foi o cerne da questão em Itajaí

noticia

Campanha Sinal Vermelho: Justiça Catarinense Intensifica Conscientização em Agosto Lilás

Programação oficial prevê ações em instituições de ensino e comarcas de todas as regiões

noticia

Nova lei simplifica outorgas de rádio e TV, mas Lula veta mudanças técnicas e de renovação

Emissoras de rádio e TV não precisam mais renovar as licenças técnicas a cada prorrogação de outorga

noticia

Loja esportiva é condenada por intolerância religiosa ao obrigar vendedor a esconder adereços de fé

Ele teve constrangido o direito ao uso de guias, colares típicos compostos de miçangas de cores diferentes e que representam seus entes protetores.

noticia

Brasil proíbe testes de cosméticos em animais

Nova legislação não modifica as regras sobre testes de medicamentos

noticia

Semana da Execução está com inscrições abertas até 31 de agosto

Evento nacional tem como objetivo principal garantir o pagamento de dívidas trabalhistas reconhecidas definitivamente em sentença judicial

noticia

STF suspende processos sobre lei ambiental de SC que limita proteção de florestas

Ministro Gilmar Mendes aponta insegurança jurídica e suspende decisões conflitantes até exame da constitucionalidade da norma

noticia

Filiação socioafetiva póstuma é reconhecida mesmo com retorno à família biológica, decide STJ

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que o reconhecimento da filiação socioafetiva póstuma é possível mesmo que o filho retorne à família biológica. Com

noticia

Golpe do “Falso Juiz” atinge cidadãos

O Serviço de Inteligência do Judiciário (SIJ) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) emitiu um alerta sobre o golpe do “falso juiz“, uma fraude que se

noticia