Número de acidentes de trabalho em Santa Catarina cresce 10% em 2023

O número de acidentes de trabalho em Santa Catarina cresceu cerca de 10% em 2023 em relação ao ano anterior, totalizando mais de 55 mil ocorrências. Este é o maior número já registrado na série histórica, iniciada em 2002. Os dados são do Ministério da Previdência Social (link externo), que, por meio do sistema eSocial, consolida a administração das informações trabalhistas no país.

Santa Catarina é o quinto estado com maior número de registros, atrás somente de Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Em todo o Brasil, foram registradas 732 mil notificações de acidentes de trabalho em 2023, com um total de 2,8 mil mortes.

O levantamento também revelou que, em aproximadamente 15% dos casos (8,3 mil ocorrências), não houve emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), o que impacta negativamente no acesso aos direitos dos trabalhadores acidentados e pode dificultar a implementação de políticas de prevenção.

Perfil

Os setores econômicos que registraram mais notificações foram fundição e metais ferrosos, e frigoríficos e abate de suínos, ambos com 3 mil acidentes. Segundo o Observatório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) (link externo), o ramo da fundição emprega cerca de 70 mil trabalhadores no estado, enquanto que o de frigoríficos e abates, 83 mil.

Em relação ao perfil das vítimas com CAT registrada, os homens sofreram mais acidentes do que as mulheres: foram 31,7 mil, contra 12,7 mil. O grupo mais afetado foi o de jovens entre 20 e 24 anos, com 6,1 mil notificações registradas.

Prevenção

O Programa Trabalho Seguro (PTS), criado em 2012 pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), busca reduzir os acidentes de trabalho e promover uma cultura de prevenção por meio de parcerias com TRT’s e organizações públicas e privadas.

Neste mês, o TRT-SC e quatro instituições firmaram um acordo de cooperação que resultou na criação do Grupo de Trabalho Interinstitucional da 12ª Região (Getrin 12ª região). O Getrin atuará na implementação de políticas de prevenção, na produção de dados e pesquisas sobre acidentes de trabalho. Além disso, o PTS participa do movimento Abril Verde há quase uma década, reforçando a conscientização sobre a segurança no ambiente laboral.

Fonte: TRT/SC

Compartilhe esse artigo

Precisa de Assistência Jurídica?

Entre em contato conosco para discutir como podemos auxiliar você. 

Últimos conteúdos

Companhia aérea é responsável por cancelamento de voo em sistema de “codeshare”

Tribunal de Justiça catarinense confirma dever de indenizar passageiros após atraso de 34 horas

noticia

Escada com vista para vizinho a menos de 1,5m gera obrigação de demolição ou readequação

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou o rigor das regras do Direito de Vizinhança em recente decisão da Terceira Turma. O colegiado reconheceu que a construção de escadas que

noticia

Cessão de posse não configura doação e pode ser revogada em vida

A 1ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) confirmou, em acórdão, que um documento de cessão de posse com usufruto feito por uma tia em favor

noticia

Bloqueio indevido: Facebook condenado a pagar R$ 4 mil e reativar perfil

A plataforma desativou o perfil sem apresentar justificativa específica e sem comprovar que a medida observou as próprias políticas de uso.

noticia

TJSC condena associação por descontos indevidos em aposentadoria e alerta para prática “criminosa” contra idosos

Aposentada nunca se filiou à entidade responsável pelos descontos indevidos

noticia

Justiça anula juros abusivos e afirma que construtora não pode capitalizar juros mensalmente

Em uma vitória para o consumidor de Goiânia, o juiz da 31ª Vara Cível, José Augusto de Melo Silva, anulou a cláusula de capitalização mensal de juros em um contrato

noticia

TRT-SC condena empresa por demitir funcionária no dia seguinte a aviso judicial

Decisão da 5ª Turma reconheceu a dispensa como uma retaliação, violando o direito de livre acesso ao Judiciário

noticia

STJ relativiza publicidade e reconhece união estável homoafetiva de mais de 30 anos

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que a exigência de publicidade para a configuração da união estável homoafetiva pode ser abrandada. O colegiado reconheceu

noticia

Justiça mantém condenação de construtora por imóvel em condições precárias e atraso na entrega

A Justiça de Mato Grosso confirmou a responsabilidade de uma construtora por entregar um apartamento com diversos problemas e débitos pendentes, o que levou ao corte de água da família

noticia