Nova lei simplifica outorgas de rádio e TV, mas Lula veta mudanças técnicas e de renovação

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou, com vetos, a Lei 15.182/25, que simplifica o processo de outorga para emissoras de rádio e televisão no Brasil. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira, 31 de julho.

O Que Muda Com a Nova Lei

Originada do Projeto de Lei 2352/23, a nova norma traz duas principais simplificações:

  • Renovação de licenças técnicas: Emissoras de rádio e TV não precisarão mais renovar suas licenças técnicas a cada prorrogação de outorga.
  • Transferência de concessões: A lei facilita a transferência de concessões ou permissões entre empresas de radiodifusão, desde que o processo de renovação já tenha sido iniciado.

Além disso, a Lei 15.182/25 impõe uma nova obrigação: emissoras de TV e suas repetidoras deverão inserir recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência em sua programação, como legendas e audiodescrição. Anunciantes de publicidade comercial também podem incluir esses recursos, sem que as emissoras se responsabilizem pelo conteúdo.

Vetos Presidenciais e Justificativas

O presidente Lula vetou nove dispositivos do projeto, justificando as decisões com base no interesse público e na flexibilidade regulatória:

  • Alteração de características técnicas: Dois dispositivos vetados permitiriam a alteração de características técnicas de operação das emissoras (como ampliação de área de cobertura ou sinal). Segundo o Executivo, isso “contraria o interesse público” ao incluir matéria regulatória já disciplinada por normas infralegais, o que “comprometeria a flexibilidade regulatória, com impacto negativo sobre a evolução tecnológica do setor de telecomunicações”.
  • Renovação de outorgas: O projeto aprovado previa que as empresas teriam direito à renovação de concessões e outorgas apenas com o cumprimento dos contratos em andamento. Lula vetou essa medida, argumentando que ela “eliminaria a exigência de avaliação da viabilidade técnica e do interesse público para a renovação de outorga, o que enfraqueceria o alinhamento dos serviços prestados pelas emissoras de radiodifusão com o interesse coletivo”.
  • Casos de perempção: Um dispositivo vetado acabava com a possibilidade de manter o serviço de radiodifusão em funcionamento precário nos casos de perempção (extinção de concessão por descumprimento de exigências legais), enquanto o Congresso Nacional avalia cada caso. O Executivo alegou que a revogação “criaria um vácuo legal sobre os procedimentos a serem adotados nos casos de descumprimento de obrigações legais”.
  • Prorrogação de concessões já indeferidas: Lula também vetou a inclusão de um dispositivo na Lei 5.785/72 que permitia a continuidade de pedidos de renovação já avaliados e indeferidos pelo poder público.
  • Revogação de normas da radiodifusão comunitária: Outros pontos derrubados previam a revogação de normas que regulam a radiodifusão. O veto, nesse caso, visa “preservar a continuidade dos serviços públicos de radiodifusão comunitária, especialmente em localidades remotas ou de baixa cobertura por veículos de comunicação”.

A nova lei busca modernizar e simplificar o setor de radiodifusão, mas os vetos presidenciais demonstram a preocupação do Executivo em manter o controle regulatório e assegurar que as renovações de outorgas continuem alinhadas ao interesse público e à evolução tecnológica.

Compartilhe esse artigo

Precisa de Assistência Jurídica?

Entre em contato conosco para discutir como podemos auxiliar você. 

Últimos conteúdos

STJ estende direito real de habitação a herdeiro vulnerável com esquizofrenia: Proteção à moradia prevalece

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) proferiu uma decisão histórica ao estender o direito real de habitação a um herdeiro vulnerável. O colegiado decidiu que um homem

noticia

Clube Atlético Catarinense de futebol masculino pode ter que mudar de nome por decisão judicial

Uma decisão da 4ª Vara Cível da comarca de São José (SC) determinou que o Clube Atlético Catarinense, time masculino com sede na Grande Florianópolis que já disputou a Série

noticia

Reconhecimento de filiação socioafetiva é diferente de adoção por avós

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) cassou uma sentença da Comarca de Diamantina e determinou o prosseguimento de uma ação de reconhecimento de multiparentalidade por vínculo socioafetivo. A

noticia

Trabalhador apalpado por supervisor durante ‘festa da firma’ deve ser indenizado

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) confirmou a condenação de uma empresa por danos morais a um técnico de internet que foi importunado sexualmente por seu supervisor.

noticia

Parte do cônjuge não devedor é calculada sobre o valor da avaliação do imóvel leiloado

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que quando um cônjuge que não é devedor exerce o direito de preferência para arrematar um bem indivisível

noticia

Empresas pesqueiras de SC são condenadas a treinar pescadores para emergências no mar

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) deu provimento à Ação Civil Pública do MPT e condenou duas empresas pesqueiras de Santa Catarina a implementar um plano de treinamentos de emergência

noticia

Herdeiros não respondem por dívidas do falecido antes da abertura do inventário

A 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) negou, por unanimidade, o recurso de um banco que tentava incluir os herdeiros de um executado no polo passivo

noticia

TJSC entrega títulos do Programa Lar Legal e promove ordenamento urbano em Passo de Torres

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) celebrou mais uma conquista do Programa Lar Legal, entregando 43 títulos de propriedade para famílias da comunidade Rosa do Mar, em Passo

noticia

Devolução de valores por distrato: STJ afasta corretora da responsabilidade solidária com construtora

Em um precedente importante para o mercado imobiliário, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que a corretora de imóveis não responde, de forma solidária, pela restituição

noticia