Falhas na estrutura de imóvel geram dever de indenizar cliente

Falhas estruturais em um imóvel caracterizam o não cumprimento da obrigação de quem o construiu e vendeu. Com esse entendimento, o juiz Rilton José Domingues, da 2ª Vara Cível de Limeira (SP), determinou que três construtoras paguem R$ 20 mil como indenização por danos morais a um cliente. O juiz também decidiu que as empresas façam os ajustes necessários na casa que o homem comprou.

O comprador ajuizou uma ação contra as empresas alegando diversos defeitos estruturais e atraso na entrega. Ele pediu o pagamento dos aluguéis do imóvel em que está morando até que possa se mudar para o seu, além da revisão das cláusulas contratuais que o obrigam a arcar com reformas e consertos e do pagamento de indenização.

O juiz rejeitou a revisão contratual e o pagamento dos aluguéis. Ao analisar o laudo pericial que foi anexado ao processo, porém, ele constatou que a casa tem problemas na estrutura. Sua fundação não é adequada para o solo em que se encontra e há necessidade de construir reforço.

Diante disso, além de acolher o pedido de indenização, o julgador determinou que as rés façam todos os reparos necessários e entreguem a obra em até 120 dias.

“Considerando que os vícios estruturais e a instabilidade do imóvel geram frustração que ultrapassa, em muito, os aborrecimentos a que todas as pessoas estão cotidianamente sujeitas, o abalo moral está caracterizado e merece reparação proporcional. Fixo a indenização em R$ 20 mil, conforme requerido, pois o valor se mostra bem razoável e proporcional diante do contexto específico. O valor deve ser atualizado desde o ajuizamento do pedido e acrescido de juros de mora da citação, na forma dos artigos 389 e 406, do Código Civil”, escreveu o juiz.

Clique aqui para ler a decisão
Processo 1000761-24.2023.8.26.0320

Fonte: Conjur

Compartilhe esse artigo

Precisa de Assistência Jurídica?

Entre em contato conosco para discutir como podemos auxiliar você. 

Últimos conteúdos

Justiça anula multa condominial e indeniza moradora por ação abusiva de síndico

Armário instalado em vaga de garagem foi o cerne da questão em Itajaí

noticia

Campanha Sinal Vermelho: Justiça Catarinense Intensifica Conscientização em Agosto Lilás

Programação oficial prevê ações em instituições de ensino e comarcas de todas as regiões

noticia

Nova lei simplifica outorgas de rádio e TV, mas Lula veta mudanças técnicas e de renovação

Emissoras de rádio e TV não precisam mais renovar as licenças técnicas a cada prorrogação de outorga

noticia

Loja esportiva é condenada por intolerância religiosa ao obrigar vendedor a esconder adereços de fé

Ele teve constrangido o direito ao uso de guias, colares típicos compostos de miçangas de cores diferentes e que representam seus entes protetores.

noticia

Brasil proíbe testes de cosméticos em animais

Nova legislação não modifica as regras sobre testes de medicamentos

noticia

Semana da Execução está com inscrições abertas até 31 de agosto

Evento nacional tem como objetivo principal garantir o pagamento de dívidas trabalhistas reconhecidas definitivamente em sentença judicial

noticia

STF suspende processos sobre lei ambiental de SC que limita proteção de florestas

Ministro Gilmar Mendes aponta insegurança jurídica e suspende decisões conflitantes até exame da constitucionalidade da norma

noticia

Filiação socioafetiva póstuma é reconhecida mesmo com retorno à família biológica, decide STJ

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que o reconhecimento da filiação socioafetiva póstuma é possível mesmo que o filho retorne à família biológica. Com

noticia

Golpe do “Falso Juiz” atinge cidadãos

O Serviço de Inteligência do Judiciário (SIJ) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) emitiu um alerta sobre o golpe do “falso juiz“, uma fraude que se

noticia