Justiça suspende leilão de imóvel por falta de intimação pessoal do devedor

O procedimento extrajudicial de penhora e leilão de imóvel é considerado nulo se não houver intimação pessoal do devedor. Com esse entendimento, o juiz Antônio Manssur Filho, da 2ª Vara Cível do Foro Regional VIII – Tatuapé, em São Paulo, determinou a suspensão dos leilões de um imóvel que estava sendo executado por uma instituição financeira.

Falta de Intimação Pessoal Torna Penhora Irregular

No caso, o devedor ingressou com ação judicial alegando que não foi devidamente intimado sobre a alienação fiduciária do bem, tampouco recebeu notificação sobre as datas dos leilões extrajudiciais. O juiz acolheu o argumento ao observar que não há provas da intimação pessoal exigida por lei.

Segundo a decisão, embora a Lei 13.465/2017 tenha trazido alterações sobre o procedimento de execução extrajudicial na alienação fiduciária, permanece em vigor o artigo 26, §3º da Lei 9.514/1997, que exige intimação pessoal do devedor para a purgação da mora.

Decisão Ressalta Rigor nos Procedimentos Extrajudiciais

Para o magistrado, a redução do prazo legal para regularização do débito torna ainda mais necessário o cumprimento rigoroso das etapas processuais. “Não há prova de que os autores tenham sido intimados pessoalmente, daí podendo derivar a nulidade do ato de consolidação da propriedade em favor do banco réu”, destacou o juiz.

A ausência de intimação pessoal do devedor pode, portanto, invalidar todo o procedimento extrajudicial, inclusive a consolidação da propriedade em nome do credor fiduciário, o que reforça a necessidade de cautela em processos dessa natureza.

Compartilhe esse artigo

Precisa de Assistência Jurídica?

Entre em contato conosco para discutir como podemos auxiliar você. 

Últimos conteúdos

Justiça anula multa condominial e indeniza moradora por ação abusiva de síndico

Armário instalado em vaga de garagem foi o cerne da questão em Itajaí

noticia

Campanha Sinal Vermelho: Justiça Catarinense Intensifica Conscientização em Agosto Lilás

Programação oficial prevê ações em instituições de ensino e comarcas de todas as regiões

noticia

Nova lei simplifica outorgas de rádio e TV, mas Lula veta mudanças técnicas e de renovação

Emissoras de rádio e TV não precisam mais renovar as licenças técnicas a cada prorrogação de outorga

noticia

Loja esportiva é condenada por intolerância religiosa ao obrigar vendedor a esconder adereços de fé

Ele teve constrangido o direito ao uso de guias, colares típicos compostos de miçangas de cores diferentes e que representam seus entes protetores.

noticia

Brasil proíbe testes de cosméticos em animais

Nova legislação não modifica as regras sobre testes de medicamentos

noticia

Semana da Execução está com inscrições abertas até 31 de agosto

Evento nacional tem como objetivo principal garantir o pagamento de dívidas trabalhistas reconhecidas definitivamente em sentença judicial

noticia

STF suspende processos sobre lei ambiental de SC que limita proteção de florestas

Ministro Gilmar Mendes aponta insegurança jurídica e suspende decisões conflitantes até exame da constitucionalidade da norma

noticia

Filiação socioafetiva póstuma é reconhecida mesmo com retorno à família biológica, decide STJ

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que o reconhecimento da filiação socioafetiva póstuma é possível mesmo que o filho retorne à família biológica. Com

noticia

Golpe do “Falso Juiz” atinge cidadãos

O Serviço de Inteligência do Judiciário (SIJ) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) emitiu um alerta sobre o golpe do “falso juiz“, uma fraude que se

noticia