Lula questiona decisões que responsabilizam União por fraude no INSS

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 1.236). O objetivo é suspender processos e decisões judiciais que tratam da responsabilização da União e do INSS por descontos indevidos realizados em aposentadorias de segurados, feitos por meio de associações sindicais.

Decisões judiciais conflitantes preocupam o governo

Na petição, a AGU argumenta que as diversas interpretações conflitantes das instâncias inferiores a respeito do grau de responsabilidade do Estado têm prejudicado a construção de um sistema eficiente e seguro de restituição dos valores descontados indevidamente dos aposentados.

Segundo a AGU, é fundamental que o STF fixe um entendimento definitivo para garantir segurança jurídica, proteger os segurados do INSS e evitar a judicialização em massa do tema, que pode resultar em milhões de novas ações judiciais.

Pedido de crédito extraordinário e afastamento do teto de gastos

Além da suspensão dos processos, a AGU requer que o Supremo autorize a abertura de crédito extraordinário, afastando a restrição imposta pelo teto de gastos do novo arcabouço fiscal, com o objetivo de viabilizar financeiramente a reparação administrativa aos segurados prejudicados.

O governo sustenta que o caso envolve grave interesse social e que a imprevisibilidade dos danos exige uma resposta célere do Judiciário, com mecanismos capazes de garantir a restituição dos valores desviados com efetividade.

Distribuição e Relatoria da ADPF 1.236

Por prevenção, a ADPF 1.236 foi distribuída ao ministro Dias Toffoli, que também é relator da ADPF 1.234, ação que trata de outro caso relacionado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Compartilhe esse artigo

Precisa de Assistência Jurídica?

Entre em contato conosco para discutir como podemos auxiliar você. 

Últimos conteúdos

Justiça Federal é competente para julgar ações de medicamentos à base de cannabis não registrados

A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) fixou o entendimento de que ações para o fornecimento de medicamentos derivados da cannabis que não são registrados na Agência Nacional

noticia

Condições de trabalho das frentistas no Brasil preocupam comissão de direitos humanos

A rotina das frentistas no Brasil, marcada por longas jornadas, baixos salários e exposição a produtos perigosos, foi tema de uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do

noticia

TJSC atualiza portal para simplificar viagens de crianças e adolescentes

Inovação apresenta regras, modelos e procedimentos para viagens de jovens

noticia

Entidades acionam STF contra proibição de pit bulls em Santa Catarina

Ação conjunta alega que um decreto e uma lei catarinenses são inconstitucionais e sem base científica; esta é a segunda sobre o tema na Corte

noticia

Publicada Lei do Licenciamento Ambiental, com 63 vetos

Foi vetada a retirada da Mata Atlântica do regime de proteção especial para supressão de floresta nativa

noticia

Loja é condenada por coagir ex-funcionária a desistir de ação trabalhista

Decisão da 2ª Turma apontou que sócia-proprietária fez "ameaças inconcebíveis" contra quem “apenas exercia um direito constitucional”

noticia

STF tem maioria para rejeitar inclusão de empresa do mesmo grupo em condenação trabalhista

Julgamento foi suspenso pelo presidente para elaboração de uma proposta intermediária entre as posições divergentes

noticia

19 anos da Lei Maria da Penha: avanços e desafios no combate à violência em SC

Desafios no combate à violência contra a mulher marcam o Agosto Lilás e reforçam o papel do Judiciário catarinense

noticia

Amies aciona STF contra cursos de saúde ofertados por prefeituras fora de seus municípios

Entidade questiona ausência de supervisão federal e cobrança de mensalidades em instituições públicas municipais de ensino superior

noticia