Polícia Civil de SC desarticula rede de golpes do falso advogado em operação nacional

A Polícia Civil de Santa Catarina, em parceria com o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (NIS/TJSC), deflagrou a Operação Lex Falsa para combater uma rede criminosa especializada no golpe do falso advogado ou falso precatório. A ação ocorreu simultaneamente em seis estados além de Santa Catarina.

O Esquema Criminiso e Sua Evolução

O esquema consistia em usar indevidamente a identidade de advogados catarinenses e dados de processos judiciais para enganar vítimas, fazendo-as depositar dinheiro para supostas custas inexistentes. Os criminosos prometiam a liberação de precatórios ou indenizações que nunca seriam pagas.

As investigações mostraram que a fraude evoluiu. Antes, os criminosos agiam em pequenos grupos e usavam informações públicas. Agora, eles operam em redes interestaduais e mais sofisticadas, invadindo sistemas de tribunais e roubando credenciais de advogados ou servidores da Justiça para extrair documentos processuais.

O que a Operação Lex Falsa Conquistou

A operação resultou no cumprimento de 66 ordens judiciais, incluindo 27 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão, expedidos pela Vara Regional de Garantias da comarca de Joinville. A ação contou com o apoio das Polícias Civis de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.

Segundo o coordenador do NIS/TJSC, desembargador Sidney Eloy Dalabrida, o sucesso da operação foi essencial para desvendar fraudes que abalavam a imagem do Poder Judiciário e a confiança da sociedade no sistema de Justiça. A operação demonstra a importância da atuação conjunta entre as instituições de diferentes estados no combate a crimes digitais cada vez mais sofisticados.

Fonte: TJ/SC

Compartilhe esse artigo

Precisa de Assistência Jurídica?

Entre em contato conosco para discutir como podemos auxiliar você. 

Últimos conteúdos

Palmeiras é condenado a reintegrar trabalhador e pagar indenização por demissão discriminatória

A 51ª Vara do Trabalho de São Paulo condenou a Sociedade Esportiva Palmeiras a reintegrar imediatamente um trabalhador demitido de forma discriminatória após um acidente de trabalho. A juíza Patrícia

noticia

STF tem maioria para afastar retorno de criança ao país de origem em casos de suspeita de violência doméstica

Julgamento de duas ações que tratam de trechos da Convenção da Haia de 1980 será retomado na próxima quarta-feira (27)

noticia

STF valida fator previdenciário para aposentadorias da regra de transição de 1998

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para validar a aplicação do fator previdenciário a aposentadorias concedidas sob a regra de transição da Reforma da Previdência de 1998. A decisão

noticia

Período de aposentadoria concedido em liminar revogada não pode ser contado como tempo de contribuição

Para a Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o tempo em que um segurado recebe aposentadoria por decisão provisória, que é posteriormente anulada, não pode ser somado ao

noticia

Ex-namorado é condenado a pagar dívida a mulher após fim do relacionamento

Mensagens e transferências bancárias comprovaram contrato verbal com a ex-companheira

noticia

Justiça de SC condena município e hospital por morte de bebê

Decisão de Itajaí prevê pensão vitalícia e destaca análise sob perspectiva de gênero

noticia

STF mantém direito de recusa a tratamentos por motivos religiosos

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou o direito de pacientes, por motivos religiosos, recusarem tratamentos médicos, como transfusões de sangue. A decisão, que já havia sido firmada em setembro do

noticia

TJSC afasta posse de ocupantes de imóvel e reconhece direito de herdeiros do antigo dono

Colegiado entendeu que residentes eram meros detentores, não proprietários

noticia

Idoso que assinou pedido de demissão sem compreender o que estava fazendo deve ser indenizado

O trabalhador é idoso, analfabeto funcional e tinha mais de 38 anos de serviço. Ele foi diagnosticado com insuficiência renal crônica e induzido a assinar documentos sem entender o conteúdo.

noticia