Propaganda enganosa leva Justiça a anular venda de gado leiteiro

A 6ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) anulou a venda de 11 vacas leiteiras por constatar que o vendedor agiu com má-fé, omitindo a baixa qualidade genética dos animais. O colegiado determinou a devolução dos bovinos e do valor pago pelo comprador, reconhecendo a ocorrência de propaganda enganosa.

O Caso: Promessa de Alta Produtividade e a Realidade

O negócio, realizado na comarca de Braço do Norte, foi fechado com a promessa de vacas da raça Jersey com alta produção de leite. O comprador pagou R$ 27,5 mil, mas, ao receber os animais, notou que a produtividade estava muito abaixo do esperado. O vendedor alegou que o baixo desempenho era por conta do estresse do transporte e que os animais se recuperariam, o que nunca aconteceu.

Um laudo técnico confirmou que os bovinos tinham baixa qualidade genética. O desembargador relator do recurso no TJSC afirmou que o vendedor omitiu informações cruciais que, se fossem de conhecimento do comprador, teriam impedido o negócio. A decisão judicial descreveu a negociação como baseada em uma “agradável propaganda” que não correspondia à realidade.

Decisão Judicial e Obrigações

A sentença de primeira instância já havia anulado o contrato e determinado a devolução do dinheiro. Agora, o Tribunal de Justiça manteve a anulação e acrescentou a obrigação de o comprador devolver os animais ao vendedor, sob pena de ter o valor do gado abatido da restituição. O acórdão também ajustou os honorários advocatícios e os índices de correção monetária conforme a Lei nº 14.905/2024.

A decisão do TJSC reforça a necessidade de transparência nas transações comerciais e protege os compradores contra fraudes, assegurando que o princípio da boa-fé seja respeitado nas negociações.

Fonte: TJ/SC

Compartilhe esse artigo

Precisa de Assistência Jurídica?

Entre em contato conosco para discutir como podemos auxiliar você. 

Últimos conteúdos

Restaurante não é responsável por acusação de cliente contra garçom

Colegiado observou que não houve elementos que ligassem o desconforto sofrido pelo trabalhador a uma conduta ilícita do patrão

noticia

TJSC leva campanha de combate à violência doméstica para os cinemas de Santa Catarina

Peça institucional orienta sobre canais de denúncia e incentiva a prevenção

noticia

Pai de 80 anos reconhece filha após 53 anos de espera em audiência de Justiça

Caso no meio-oeste de SC foi resolvido sem exame de DNA, e mulher de 53 anos vai ter registro de nascimento retificado

noticia

STF retoma julgamento de casos de repatriação de crianças e violência doméstica

Plenário prossegue na próxima semana no julgamento das ações sobre pontos da Convenção da Haia

noticia

STF e influenciadores digitais se reúnem para fortalecer o diálogo com a sociedade

Programação terá conversas com os ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia, além de tour por espaços emblemáticos do Tribunal da Constituição

noticia

Sem acordo, Justiça decidirá reintegração de posse de área ocupada por indígenas

Uma audiência de conciliação sobre a ocupação do Colégio Agrícola de Mafra por um grupo de 10 indígenas, realizada no Salão do Tribunal do Júri da comarca, terminou sem acordo.

noticia

Justiça Federal é competente para julgar ações de medicamentos à base de cannabis não registrados

A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) fixou o entendimento de que ações para o fornecimento de medicamentos derivados da cannabis que não são registrados na Agência Nacional

noticia

Condições de trabalho das frentistas no Brasil preocupam comissão de direitos humanos

A rotina das frentistas no Brasil, marcada por longas jornadas, baixos salários e exposição a produtos perigosos, foi tema de uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do

noticia

TJSC atualiza portal para simplificar viagens de crianças e adolescentes

Inovação apresenta regras, modelos e procedimentos para viagens de jovens

noticia