Verbas rescisórias, dano moral e horas extras foram os temas mais frequentes na JT-SC em 2024

O tema mais frequente entre os novos casos recebidos pela Justiça do Trabalho de Santa Catarina (JT-SC) em 2024 foi verbas rescisórias (30%), seguido por indenização por dano moral (25,8%), pedidos de horas extras (22,8%) e de adicional de insalubridade (20%). O levantamento foi realizado pela Secretaria de Gestão Estratégica do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), a partir de dados extraídos do Sistema e-Gestão.

Dos 86,3 mil processos protocolados na primeira instância, 26 mil incluíam questões de verbas rescisórias. Indenizações por dano moral estiveram presentes em 22,3 mil das ações, enquanto pedidos de horas extras surgiram 19,7 mil vezes. Em quarto lugar, os pleitos para o pagamento de adicional de insalubridade tiveram uma frequência de 17,3 mil.

Cabe ressaltar que no momento de apresentação de um processo, os advogados podem reivindicar mais de uma demanda. Isso significa que uma única ação pode incluir múltiplos pedidos à Justiça, o que resulta em uma soma de temas que pode exceder o número total de casos.

Detalhamento

Verbas rescisórias são os direitos devidos a um trabalhador no momento do término do contrato de trabalho. A JT-SC registrou um aumento de 43,8% nos pedidos comparados ao ano anterior (2023), quando houve 18 mil registros.

Os subtemas mais comuns dentro desse tópico foram as próprias “verbas rescisórias”, a “multa do artigo 477 da CLT”, aplicável quando a empresa não paga o salário ou parcelas como adicional de férias e aviso prévio do trabalhador no prazo, e a “multa de 40% do FGTS”.

Dano moral

Já a indenização por dano moral, que é uma compensação financeira por violação aos direitos de personalidade de uma pessoa, registrou aumento de 48,6% se comparado a 2023, ano em que 15 mil pedidos foram protocolados.

Nesse tópico, os subtemas mais frequentes foram a própria “indenização por dano moral”, seguido por “acidente de trabalho” e por “doença ocupacional”.

Horas extras

No assunto horas extras, que são as horas trabalhadas além da jornada de trabalho estabelecida por contrato ou pela legislação, os pedidos tiveram um aumento de 33,3% se comparados ao ano anterior, quando houve 14,8 mil. Os subtemas mais frequentes foram as próprias “horas extras”, seguidas por “adicional de horas extras” e “reflexos”.

Os reflexos referem-se ao impacto que as horas extras têm no cálculo de outras verbas trabalhistas, como, por exemplo, se as horas realizadas habitualmente podem interferir no valor recebido a título de férias.

Insalubridade

O tema da insalubridade também registrou um aumento na frequência. No ano anterior, foram registrados 13,7 mil casos, representando uma variação de 25,8%. Quase a totalidade dos pedidos em 2024 estavam diretamente relacionados ao tópico principal.

Fonte: TRT/SC

Compartilhe esse artigo

Precisa de Assistência Jurídica?

Entre em contato conosco para discutir como podemos auxiliar você. 

Últimos conteúdos

Justiça anula multa condominial e indeniza moradora por ação abusiva de síndico

Armário instalado em vaga de garagem foi o cerne da questão em Itajaí

noticia

Campanha Sinal Vermelho: Justiça Catarinense Intensifica Conscientização em Agosto Lilás

Programação oficial prevê ações em instituições de ensino e comarcas de todas as regiões

noticia

Nova lei simplifica outorgas de rádio e TV, mas Lula veta mudanças técnicas e de renovação

Emissoras de rádio e TV não precisam mais renovar as licenças técnicas a cada prorrogação de outorga

noticia

Loja esportiva é condenada por intolerância religiosa ao obrigar vendedor a esconder adereços de fé

Ele teve constrangido o direito ao uso de guias, colares típicos compostos de miçangas de cores diferentes e que representam seus entes protetores.

noticia

Brasil proíbe testes de cosméticos em animais

Nova legislação não modifica as regras sobre testes de medicamentos

noticia

Semana da Execução está com inscrições abertas até 31 de agosto

Evento nacional tem como objetivo principal garantir o pagamento de dívidas trabalhistas reconhecidas definitivamente em sentença judicial

noticia

STF suspende processos sobre lei ambiental de SC que limita proteção de florestas

Ministro Gilmar Mendes aponta insegurança jurídica e suspende decisões conflitantes até exame da constitucionalidade da norma

noticia

Filiação socioafetiva póstuma é reconhecida mesmo com retorno à família biológica, decide STJ

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que o reconhecimento da filiação socioafetiva póstuma é possível mesmo que o filho retorne à família biológica. Com

noticia

Golpe do “Falso Juiz” atinge cidadãos

O Serviço de Inteligência do Judiciário (SIJ) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) emitiu um alerta sobre o golpe do “falso juiz“, uma fraude que se

noticia