STF e influenciadores digitais se reúnem para fortalecer o diálogo com a sociedade

O Supremo Tribunal Federal (STF), em parceria com o Redes Cordiais, realiza nos dias 13 e 14 de agosto o evento “Leis e Likes: o papel do Judiciário e a influência digital”. A segunda edição do encontro reúne 26 influenciadores digitais de diversas áreas e regiões do país com ministros do STF e representantes da sociedade civil. A iniciativa busca aproximar a Justiça da população, promovendo a educação cívica e o combate à desinformação.

Objetivos e Programação do Evento

A proposta do “Leis e Likes” é criar um canal de diálogo direto entre o Poder Judiciário e quem influencia milhões de pessoas nas redes sociais. A programação inclui uma visita guiada ao STF, o acompanhamento de uma sessão no Plenário e rodas de conversa com os ministros Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, atual presidente da Corte. Os debates abordarão temas como polarização, liberdade de expressão, inteligência artificial e desinformação.

O evento é realizado sem a cobrança de cachê para os participantes, com o STF não custeando as visitas, o que reforça o seu caráter social.

O ministro Luís Roberto Barroso ressaltou que “cidadãos bem informados sobre o funcionamento da Suprema Corte ajudam a impedir a disseminação de mentiras e teorias conspiratórias”. Para Clara Becker, diretora-executiva do Redes Cordiais, o encontro é uma forma potente de aproximar a população do Judiciário e fortalecer a democracia.

Impacto e Participação

Os 26 influenciadores convidados, cujos nomes e perfis estão listados no texto, são incentivados a compartilhar a experiência em tempo real com seus públicos. Isso promove a transparência e o engajamento qualificado sobre o trabalho da Corte.

A primeira edição do evento, em 2024, teve um impacto significativo: aumentou em 30% a imagem positiva do STF na imprensa e gerou mais de 400 conteúdos produzidos pelos participantes. Além disso, o evento criou uma rede de apoio que, por meio de colaborações em redes sociais, tem levado as mensagens do STF a públicos que, de outra forma, não seriam alcançados, cumprindo o objetivo de aproximar a Corte da população.

O evento tem o apoio do YouTube, da OAB Nacional e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), além da parceria do Instituto Justiça e Cidadania (IJC).

Para saber mais, o público pode acompanhar as redes sociais do STF e os perfis dos participantes confirmados.

Fonte: STF

Compartilhe esse artigo

Precisa de Assistência Jurídica?

Entre em contato conosco para discutir como podemos auxiliar você. 

Últimos conteúdos

Restaurante não é responsável por acusação de cliente contra garçom

Colegiado observou que não houve elementos que ligassem o desconforto sofrido pelo trabalhador a uma conduta ilícita do patrão

noticia

TJSC leva campanha de combate à violência doméstica para os cinemas de Santa Catarina

Peça institucional orienta sobre canais de denúncia e incentiva a prevenção

noticia

Pai de 80 anos reconhece filha após 53 anos de espera em audiência de Justiça

Caso no meio-oeste de SC foi resolvido sem exame de DNA, e mulher de 53 anos vai ter registro de nascimento retificado

noticia

STF retoma julgamento de casos de repatriação de crianças e violência doméstica

Plenário prossegue na próxima semana no julgamento das ações sobre pontos da Convenção da Haia

noticia

Propaganda enganosa leva Justiça a anular venda de gado leiteiro

Animais prometidos como de alta produção apresentaram baixo rendimento comprovado por laudo

noticia

Sem acordo, Justiça decidirá reintegração de posse de área ocupada por indígenas

Uma audiência de conciliação sobre a ocupação do Colégio Agrícola de Mafra por um grupo de 10 indígenas, realizada no Salão do Tribunal do Júri da comarca, terminou sem acordo.

noticia

Justiça Federal é competente para julgar ações de medicamentos à base de cannabis não registrados

A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) fixou o entendimento de que ações para o fornecimento de medicamentos derivados da cannabis que não são registrados na Agência Nacional

noticia

Condições de trabalho das frentistas no Brasil preocupam comissão de direitos humanos

A rotina das frentistas no Brasil, marcada por longas jornadas, baixos salários e exposição a produtos perigosos, foi tema de uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do

noticia

TJSC atualiza portal para simplificar viagens de crianças e adolescentes

Inovação apresenta regras, modelos e procedimentos para viagens de jovens

noticia