STF suspende processos sobre lei ambiental de SC que limita proteção de florestas

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão de todos os processos que discutem, em todas as instâncias da Justiça, a validade de uma lei de Santa Catarina. A norma em questão limita a proteção de florestas nativas em áreas de serra a altitudes acima de 1.500 metros. A decisão liminar foi proferida na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7811 e será submetida ao Plenário do STF.

PGR Questiona Lei Catarinense

A Procuradoria-Geral da República (PGR) propôs a ADI 7811 contra o artigo 28-A, inciso XV, da Lei estadual 14.675/2009. Segundo a PGR, a norma catarinense é incompatível com a Lei federal 11.428/2006, que trata da proteção da Mata Atlântica. A legislação federal, baseada em critérios do IBGE, reconhece a existência de ecossistemas protegidos também em altitudes abaixo de 1.500 metros.

Controvérsia e Insegurança Jurídica

A suspensão dos processos atende a um pedido do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL). O governador argumenta que a validade da norma já foi reconhecida pelo STF, quando a Primeira Turma negou seguimento a um recurso sobre o tema. Mello também alega que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) tem ignorado a legislação estadual e autuado empresas que operam de acordo com ela, aplicando normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que conflitam com a lei catarinense.

Gilmar Mendes destacou o risco de insegurança jurídica provocado por decisões judiciais e administrativas divergentes, justificando a suspensão dos processos para que o STF possa pacificar o entendimento sobre o tema.

Essa decisão sinaliza a importância do STF em definir os limites da legislação ambiental estadual em relação às normas federais, buscando uniformidade e segurança jurídica para a proteção do meio ambiente e para as atividades econômicas.

Leia a íntegra da decisão.

Fonte: STF

Compartilhe esse artigo

Precisa de Assistência Jurídica?

Entre em contato conosco para discutir como podemos auxiliar você. 

Últimos conteúdos

Nova lei simplifica outorgas de rádio e TV, mas Lula veta mudanças técnicas e de renovação

Emissoras de rádio e TV não precisam mais renovar as licenças técnicas a cada prorrogação de outorga

noticia

Loja esportiva é condenada por intolerância religiosa ao obrigar vendedor a esconder adereços de fé

Ele teve constrangido o direito ao uso de guias, colares típicos compostos de miçangas de cores diferentes e que representam seus entes protetores.

noticia

Brasil proíbe testes de cosméticos em animais

Nova legislação não modifica as regras sobre testes de medicamentos

noticia

Semana da Execução está com inscrições abertas até 31 de agosto

Evento nacional tem como objetivo principal garantir o pagamento de dívidas trabalhistas reconhecidas definitivamente em sentença judicial

noticia

Filiação socioafetiva póstuma é reconhecida mesmo com retorno à família biológica, decide STJ

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que o reconhecimento da filiação socioafetiva póstuma é possível mesmo que o filho retorne à família biológica. Com

noticia

Golpe do “Falso Juiz” atinge cidadãos

O Serviço de Inteligência do Judiciário (SIJ) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) emitiu um alerta sobre o golpe do “falso juiz“, uma fraude que se

noticia

Decisão sobre responsabilidade de plataformas não afeta modelo de negócio, diz Barroso

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que a recente decisão da Corte sobre a responsabilização das plataformas de redes sociais não teve impacto no

noticia

Vigilante é demitido por justa causa após publicar vídeos com armamento em redes sociais

Colegiado considerou que a quebra de regras internas configurou falta grave suficiente para rompimento do vínculo

noticia

TJSC mantém multa por troca de evento sem autorização em projeto esportivo para surdos 

Evento realizado não foi o aprovado com verba do Fundesporte e resultou em multa de quase 80 mil

noticia