Um gesto, muitas infâncias: campanha incentiva destinar parte do IR a quem mais precisa

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), por meio da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), aderiu à campanha nacional “Se Renda à Infância”, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa possibilita que contribuintes – pessoas físicas e jurídicas – destinem parte do Imposto de Renda (IR) devido aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, que repassam os valores a projetos sociais em todo o país. A adesão não gera custo adicional, pois o valor doado é abatido diretamente do imposto.

As doações podem ser feitas tanto por pessoas físicas, que podem direcionar até 3% do imposto devido ao preencherem a declaração completa, quanto por empresas que adotam o regime de lucro real, com limite de 1%. Além disso, os recursos podem ser destinados a fundos em níveis nacional, estadual ou municipal, opção que permite que as doações beneficiem projetos próximos da realidade do doador. Embora a edição da campanha 2025 tenha como foco as crianças da Ilha do Marajó, no Pará, os recursos podem ser direcionados a projetos de qualquer parte do país, conforme escolha do contribuinte.

Os valores arrecadados financiam iniciativas voltadas à proteção de crianças e adolescentes, como programas de acolhimento, incentivo ao esporte, inclusão de crianças com deficiência e combate à violência e ao trabalho infantil, entre outras ações que garantem direitos e promovem bem-estar.

A campanha de 2025 mantém o propósito de valorizar a diversidade das infâncias e adolescências brasileiras, com respeito às culturas, tradições, idiomas, etnias e individualidades, além das diferenças físicas, mentais e sociais.

“Essa é uma oportunidade valiosa para os catarinenses fazerem a diferença na vida das crianças e adolescentes do nosso estado”, destaca a desembargadora Rosane Portella Wolff, coordenadora da CEIJ. “Ao destinar parte do Imposto de Renda para projetos voltados à proteção dos direitos da infância e juventude, estamos contribuindo diretamente para construir um futuro mais justo e promissor para essas gerações”, complementa.

Como fazer a doação?

Para participar, o contribuinte deve realizar a doação diretamente na declaração do Imposto de Renda, até o dia 30 de maio. O processo é simples: basta acessar o programa da Receita Federal, optar pelo modelo completo da declaração, selecionar a ficha “Doações Diretamente na Declaração” e escolher um fundo, seja ele nacional, estadual ou municipal.

Após o contribuinte informar o valor desejado dentro do limite permitido, o sistema gera um DARF (Documento de Arrecadação Fiscal) para pagamento. Com a quitação do documento, a doação será automaticamente deduzida do imposto devido ou acrescentada à restituição. Reforça-se que essa campanha não gera custo adicional, pois o valor doado é abatido diretamente do imposto.

Consulte mais informações na página do FIA (Fundo para a Infância e Adolescência – Poder Judiciário de Santa Catarina).

Fonte: TJ/SC

Compartilhe esse artigo

Precisa de Assistência Jurídica?

Entre em contato conosco para discutir como podemos auxiliar você. 

Últimos conteúdos

Justiça anula multa condominial e indeniza moradora por ação abusiva de síndico

Armário instalado em vaga de garagem foi o cerne da questão em Itajaí

noticia

Campanha Sinal Vermelho: Justiça Catarinense Intensifica Conscientização em Agosto Lilás

Programação oficial prevê ações em instituições de ensino e comarcas de todas as regiões

noticia

Nova lei simplifica outorgas de rádio e TV, mas Lula veta mudanças técnicas e de renovação

Emissoras de rádio e TV não precisam mais renovar as licenças técnicas a cada prorrogação de outorga

noticia

Loja esportiva é condenada por intolerância religiosa ao obrigar vendedor a esconder adereços de fé

Ele teve constrangido o direito ao uso de guias, colares típicos compostos de miçangas de cores diferentes e que representam seus entes protetores.

noticia

Brasil proíbe testes de cosméticos em animais

Nova legislação não modifica as regras sobre testes de medicamentos

noticia

Semana da Execução está com inscrições abertas até 31 de agosto

Evento nacional tem como objetivo principal garantir o pagamento de dívidas trabalhistas reconhecidas definitivamente em sentença judicial

noticia

STF suspende processos sobre lei ambiental de SC que limita proteção de florestas

Ministro Gilmar Mendes aponta insegurança jurídica e suspende decisões conflitantes até exame da constitucionalidade da norma

noticia

Filiação socioafetiva póstuma é reconhecida mesmo com retorno à família biológica, decide STJ

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que o reconhecimento da filiação socioafetiva póstuma é possível mesmo que o filho retorne à família biológica. Com

noticia

Golpe do “Falso Juiz” atinge cidadãos

O Serviço de Inteligência do Judiciário (SIJ) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) emitiu um alerta sobre o golpe do “falso juiz“, uma fraude que se

noticia