O Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem (PCTIEA) marcou presença no último sábado (21/6) no tradicional Carnevale di Venezia, realizado durante a Festa da Gastronomia Típica Italiana, no município de Nova Veneza, sul de Santa Catarina.
Com o bloco “Combate ao Trabalho Infantil”, a participação foi resultado de uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Instituto Abadeus. O objetivo foi conscientizar o público sobre os prejuízos do trabalho infantil e incentivar a profissionalização de jovens por meio da aprendizagem.
Desfile com engajamento social
A juíza Janice Bastos, coordenadora auxiliar do PCTIEA na região de Criciúma, liderou a formação do grupo e participou do desfile ao lado do juiz Ricardo Jahn, gestor regional do Programa Trabalho Seguro. Também colaboraram com a ação a servidora Edna Laurindo, o aprendiz Evandro e a colaboradora terceirizada Sandra.
O bloco, composto por 22 participantes, foi guiado por um grande catavento – símbolo do programa. Durante o desfile, foi lido um breve resumo sobre a atuação do PCTIEA, ressaltando a importância de proteger crianças e adolescentes do trabalho precoce e de promover a aprendizagem profissional nas empresas.
Educação e conscientização
“É preciso esclarecer a população sobre a nocividade do trabalho infantil, dos riscos para a saúde e para desenvolvimento da criança e do jovem, bem assim dos reflexos que irá produzir na vida adulta desta criança”, afirmou.
“Há alternativas para a inclusão social dessas crianças e jovens, e o trabalho precoce não é uma delas. A profissionalização do jovem é uma das alternativas para o trabalho infantil e inclusão social”, concluiu.

O desfile no Carnevale di Venezia foi mais uma ação de educação em direitos humanos, usando a cultura e a arte como ferramentas de diálogo com a comunidade.